16 de mai. de 2014

O que eu aprendi do Construcard


Algumas semanas atrás eu comentei no Facebook que tinha dado entrada no pedido do Construcard para comprar principalmente a cozinha planejada do meu apartamento. Depois de muitas idas na Caixa Econômica essa semana consegui a liberação do crédito e hoje vou contar pra vocês como foi minha experiência e o que eu aprendi. 

Construcard é um cartão da Caixa Econômica Federal que permite a compra desde material para construção até móveis planejados. É um tipo de financiamento mas com uma taxa de juros menor que o financiamento comum. Ou seja, para construir ou reformar o Construcard é ideal.

A primeira dica é você ser correntista da CEF. Isso vai te oferecer benefícios como, por exemplo, a taxa de juros menor. No meu caso eu só possuía a conta do financiamento do apartamento, então no momento que pedi o Construcard o gerente me orientou a abrir uma nova conta.

A segunda dica é que cada agência trabalha de uma forma com o Construcard. Em uma agência me informaram que lá eles só fazem o pedido do Construcard se o cliente tem no mínimo 6 meses de relacionamento com a CEF. Em outra agência que liguei lá eles só lideravam o Construcard se o cliente depositar dinheiro na conta do financiamento (podia ser qualquer valor). Eu fiz o meu pedido na agência 3243 da Juscelino Kubitschek pois lá o processo não tem esses procedimentos.

Para solicitar o meu Construcard eu precisei dos seguintes documentos (lembrando que cada agência tem um procedimento):

- Cópia do RG e CPF;
- Comprovante de Endereço atual (precisa ser em nome do solicitante do financiamento);
- Cópia da Certidão de Casamento;
- Cópia do contrato de compra do apartamento; 
- Cópia da Carteira de Trabalho,
- Cópia do Comprovante de Renda dos últimos 3 meses.

Outra dica importante é que não é possível solicitar mais de 1 Construcard por CPF. No meu caso que sou casada eu tinha a opção de solicitar um cartão pra mim e outro para o meu marido.

A Caixa Econômica Federal libera um limite de crédito que varia entre R$1.000,00 e R$180.000,00. A taxa de juros do cartão vai de 1,40% a 1,85% ao mês. E o pagamento pode ser feito em até 96 meses. 

No site da CEF existe um Simulador para o Construcard (acesse aqui). Porém, por experiência própria, acredito que seja melhor você comparecer a uma agência e solicitar uma análise de crédito para o Construcard. Isso porque a CEF libera um valor máximo para a parcela conforme sua renda. Ou seja, você pode fazer uma simulação de R$ 15.000,00 parcelado em 24 meses e pela análise de crédito a Caixa só liberar parcelas de 300,00. Ou seja, o financiamento será no mínimo em 48 meses.

Após a liberação do financiamento existe um período de carência de 2 a 6 meses para começar o pagamento das parcelas. Nesse período de carência é pago apenas o juros. Funciona assim: se você pegar o seu cartão e não gastar nos 4 primeiros meses, você só começa a pagar o juros no 6 mês, com o juros somado ao valor gasto no mês anterior. O pagamento do financiamento só inicia se você utilizar todo o saldo do Construcard antes dos 6 meses.

O cartão expira em 6 meses e se você não utilizar não precisa pagar nada. Caso não utilize o saldo total do financiamento após o período de carência a dívida é recalculada e as parcelas serão referente ao que foi gasto.

Ah, um item importante: tenha muita paciência. Durante o meu processo de solicitação do Construcard, a agência teve troca de gerente e um processo que dura por volta de 15 dias se transformou em 30 dias (isso após várias idas na agência e ligações). No prazo normal, após a entrada no processo, 7 dias depois você volta na agência para assinar o contrato. Em 3 dias úteis você liga na agência onde solicitou o cartão e pega o número do Contrato liberado. Com esse número, você já pode fazer as suas compras. Não precisa esperar o cartão chegar em casa, pois conheço pessoas que nunca receberam... rs

Para consultar se o processo foi aceito, saldo e liberação de compras ligue para:
-> 3004 1105 – Atendimento a Capitais e Regiões Metropolitanas
-> 0800 726 0505 – Atendimento às demais regiões do país

Quer saber quais lojas aceitam o Construcard? Clique aqui

E vocês, também tiraram Construcard? Me contem como sua a experiência.

Beijos



Nenhum comentário:

Meu pequeno grande mundo


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©